PESQUISADORES LANÇAM LIVRO SOBRE DESENVOLVIMENTO DO SUL FLUMINENSE NA UFF- ATERRADO

Raphael Lima, sociólogo, professor da UFF e conselheiro no MEP e outros cinco pesquisadores, lançaram o livro – ‘Sul Fluminense: Laboratório do Capitalismo Brasileiro Contemporâneo’. O evento aconteceu ontem, dia 11, na sala do Instituto de Ciências Humanas e Sociais- UFF-Aterrado.
Raphael ao abrir o evento disse como surgiu o livro. “A troca de experiências, a amizade, a compreensão, a harmonia entre os pesquisadores que já se conhecem a tanto tempo, todos com suas qualidades metodológicas e teóricas, que vem tentado explorar aspectos das questões urbanas, trabalhistas, mudanças de paradigmas produtivos e o desenvolvimento na região, um verdadeiro laboratório. O objetivo principal é mostrar que a região é importantíssima para o Brasil, onde observamos claramente a influência de dois setores: siderúrgico e automotivo no processo de desenvolvimento”, explicou Lima.
“Momento fantástico, estar aqui e aprender com vocês. Ficamos quase dez anos tentando ganhar o sindicato, e agora ouvir vocês falarem do trabalho coletivo, da união na elaboração do livro é animador. Recentemente realizamos seminário siderúrgico, e já estamos preparando o 1º seminário automotivo da região, vamos contar com vocês. Tenho claro, as instituições são muito importantes nesse processo, tanto que já estamos em diálogos com os prefeitos das cidades abrangidas pelo sindicato. A ideia é construir pontes e sonhos. O desenvolvimento, a empregabilidade devem ser dialogados com o poder público, com os empresários e políticos, com toda sociedade. Estamos sonhando um novo Fluminense”, destacou Edimar.

Escanear o código
Olá