A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, presidida por Odair Mariano, conquistou uma importante vitória nesta sexta-feira, dia 28, quando o Departamento de Relações do Trabalho impugnou a formação de um novo sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Siderúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico, Montadoras de Veículos, Serralherias, Autopeças e Equipamentos de Informática do município de Resende/RJ – SINDIMETAL DE RESENDE.
A decisão de negar a criação deste novo sindicato se deu devido a várias irregularidades ocorridas no dia da assembleia, incluindo o impedimento de entrada de vários trabalhadores e a realização da assembleia de portões fechados. Além disso, existe uma questão legal que impede a criação de um novo sindicato onde já existe um sindicato ativo representando a mesma categoria, como é o caso do Sindicato dos Metalúrgicos – Sindmetal SF.
“Tecnicamente, estamos diante de uma sobreposição de base territorial sindical e esta situação é vedada pelo princípio da unicidade sindical, previsto no artigo 8º, inciso II, da Constituição Federal,” declarou Odair Mariano, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. “Esse princípio impede que os trabalhadores sejam fragmentados em várias organizações sindicais, o que pode enfraquecer a capacidade de negociação coletiva, e isso não vamos permitir”.
O diretor jurídico do sindicato, Leandro Vaz, também se manifestou sobre a decisão. “O Sindicato dos Metalúrgicos – Sindmetal SF – possui carta sindical e representa os trabalhadores de Resende há vários anos, e pretendemos continuar representando. Por isso, dentro do prazo concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, iremos apresentar nossa manifestação contrária à criação desse novo sindicato,” afirmou Vaz.
“Garantimos aos trabalhadores de Resende que iremos lutar para que permaneçam unidos aos demais trabalhadores de outras bases,” concluiu Odair Mariano.