SINDICATO
Em 19 de maio de 1945, quando Volta Redonda ainda era distrito de Barra Mansa, o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense foi fundado.

Hoje, defendendo uma base de aproximadamente 60 mil metalúrgicos, distribuídos entre os municípios: Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real e Pinheiral, o sindicato luta pela recuperação dos salários e da dignidade desses trabalhadores.

Com sedes que atendem aos trabalhadores, instaladas no centro das cidades: de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, o sindicato oferece assistência jurídica, assessoria na área da saúde do trabalhador, assistência à mulher, entre outras.

Além de uma subsede, que atende exclusivamente aos aposentados e pensionistas, localizada no bairro do Retiro, em Volta Redonda. Nela é oferecido atendimento à saúde nas especialidades de oftalmologia, ginecologia, cardiologia, dermatologia, clínico geral, geriatria e otorrinolaringologia. E ainda realiza encontros entre os aposentados com realização de palestras sobre temas sobre saúde, alimentação, novidades em tratamentos alternativos, informações em geral. Nesses encontros ocorrem também bingos e outras formas de entretenimento e confraternização entre metalúrgicos e metalúrgicas aposentados.

Visando oferecer mais algumas vantagens ao associado, o Sindicato dos Metalúrgicos estabeleceu parcerias com empresas da região, que prestam serviços em várias áreas, oferecendo descontos especiais a quem é sindicalizado. Maiores informações é só acessar o site www.sindmetalsf.org.br, e clicar em convênios.