02/03/2018
Sindicato esclarece sobre os processos da PLR 1 (97/98/99)

Devido aos boatos veiculados de forma irresponsável nas redes so-ciais, relativos aos processos de PLR (01), ajuizado pelo Sindicato dos Metalúgicos em face da CSN,  esclarece que, à época, foram distribuídos diversos processos, sendo que, parte deles, foi distribuída para a 1ª Vara do Trabalho (VT) de Volta Redonda e parte para a 2ª Vara.
Os processos que tramitam na 1ª VT/VR tiveram deferida a gratuidade de justiça, ou seja, foi concedida a isenção no pagamento de custas. Já os processos que tramitam na 2ª VT/VR, inicialmente, foi negada a gratuidade de justiça, o que fez com que o sindicato recorresse dessa decisão até o TST, onde, finalmente, conquistou o direito de isenção no pagamento das custas processuais, arbitradas para cada processo.
Diante desse fato, obviamente, os processos que tramitam na 1ª VT/VR tiveram uma tramitação muito mais rápida que aqueles que tramitam na 2ª VT/VR, posto que os recursos interpostos para a concessão do beneficio da gratuidade de justiça demandaram um longo período de espera para os seus julgamentos.
Portanto, os processos de PLR (1), que tramitam na 2ª VT/VR, estão atualmente aguardando o seu curso normal até o julgamento definitivo do mérito de cada ação, assim como se deu na 1ª VT/VR.