22/02/2018
VOTORANTIM: Aprovada compra da Votorantim pela Arcelor Mittal

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, com restrições, a compra da Votorantim Siderurgia pela Arcelor Mittal. Para dar o sinal verde ao negócio, a autoridade antitruste negociou um acordo com as em-presas que inclui a venda de dois pacotes de ativos.
De acordo com o CADE, além de outras questões, a negociação também contempla medidas comportamentais, como o compromisso de manutenção de certo nível de produção. O que para o sindicato deve garantir a manutenção dos postos de trabalho.
Com essa mudança, o sindicato espera que as relações trabalhistas avancem e que, por exemplo, o comportamento dos supervisores passe a ser pautado numa relação que priorize o respeito e valorização do trabalhador. Estudos comprovam que quanto maior o respeito e a motivação no ambiente de trabalho, menores  os níveis de absenteísmo, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que eleva a produção. Infelizmente, não é o que vem ocorrendo na Votorantim. Um bom líder é aquele que tem autoridade e não precisar usar de autoritarismo.
O sindicato espera que a nova mentalidade que a empresa terá elimine esse tipo de supervisão.