06/08/2018
Excesso de horas extras

Metalúrgicos da região vêm denunciando o excesso de horas e cobram do sindicato que medidas sejam tomadas no sentido de evitar que essa sobrecarga de trabalho prejuque à saúde dos trabalhores.
Diante de um novo cenário econômico, com perspectiva de retomada do crescimento, a tendência é de aumentar, cada vez mais, o volume de trabalho, se fazendo necessário que as empresas iniciem a reposição dos postos de trabalho, aqueles que foram fechados em função da crise.
O sindicato espera que as empresas cumpram o compromisso assumido durante as negociações e priorizem a contratação daqueles dispensados no período de baixa produção.
Banco de horas
O banco de horas foi uma ferramenta que o sindicato aceitou negociar por entender que o momento era delicado e foi uma das ferramentas utilizadas no pacote de negociação para a manutenção dos empregos.
A partir de agora, o sindicato entende que nesse momento de alta, o banco de horas deixa de ter a sua necessidade de uso. A não ser que seja uma ferramenta de flexibilização de horário e que atenda aos trabalhadores.
No caso da remuneração, o melhor é que não haja horas extras de trabalho para preservação da saúde dos trabalhadores. E que a empresas tenham um quadro de funcionários suficiente que não gere jornadas excessivas. Caso contrário, o melhor é que os trabalhadores recebam pelas horas realizadas, com suas  bonificações.