07/02/2018
CAMPANHA SALARIAL 2018: 2018: recuperação e novos avanços

Nos últimos anos, ao iniciar as mobilizações para a campanha salarial, o sindicato era porta voz de notícias sem perspectivas favoráveis de retomada no crescimento da indústria, com a situação do mercado ruim, as empresas só apresentavam sinais negativos nas vendas.
Todos esses anos, diante dessa conjuntura, o Sindicato dos Metalúrgicos vem estabelecendo acordos priorizando a manutenção dos empregos, sem abrir mão dos benefícios já conquistados.
Em janeiro, a própria CNI (Confederação Nacional da Indústria) anunciou uma previsão de 3% no crescimento da indústria. Esse percentual é bem favorável em comparação aos números que só vinham caindo. Acompanhado a isso, a previsão sobre o desemprego é de queda de 1%, chegando à casa dos 11% no índice do desemprego no país, que, até então, chegou a alcançar o patamar de quase 15%.
No ano passado, o governo atuou para facilitar a vida de exportadores e importadores de produtos. Em 2018, a expectativa é que medidas como o Portal Único do Comércio Exterior ganhe ainda mais relevância, já que todas as operações deverão ser feitas por meio da fer-ramenta a partir de julho.
Diante desse novo cenário, o sindicato vai preparar a cam-panha salarial com a perspectiva de recuperação de perdas salariais e, sem dúvida, reivindicar melhorias nos direitos e benefícios. Logo após o Carnaval, será dada a largada para uma campanha salarial vitoriosa, com recu-peração e avanços.