02/02/2018
VOTORANTIM/BM: metalúrgicos reclamam do excesso de horas extras na GMG, da Votorantim

Trabalhadores da expedição (GMG) estão reclamando sobre o excesso de horas extras que vem fazendo há mais de um mês. Só para ter uma ideia, o pessoal que está no horário das 7h às 15h está saindo às 19h, quem faz 15h às 23h está saindo às 3h da madrugada e, para completar, quem entra às 23h está saindo às 7h do dia seguinte. Ou seja, estão quase dobrando o turno.
Além do cansaço físico e mental, esse excesso de horas na labuta traz males à saúde do trabalhador e aumenta significativamente os riscos de acidente dentro da fábrica. Há também a possibilidade do quadro se agravar em função das várias demissões que estão ocorrendo, já que alguns trabalhadores não estão suportando e pedem para ser demi-tidos e outros se aposentando.
A política da Votorantim tem sido a de não contratar e não colocar outro no lugar. Isso quer dizer que muitos estão trabalhando sobrecarregados e que, diante dessa política, essa sobrecarga tende a aumentar, ainda mais.
O sindicato está tentando conversar com a Votorantim para que juntos possam encontrar uma solução, evitando o pior, que seria o aumento de caso de acidentes e o descontentamento dos trabalhadores.

Menos burocracia: trabalhadores querem reabertura do portão de
acesso ao ambulatório

Os metalúrgicos da Votorantim de Barra Mansa, em especial, os que estão afastados e que necessitam frequentar o ambulatório médico da empresa, estão reclamando que o processo de acesso e utilização dos serviços é muito burocrático. A começar pelo uso do interfone que nunca funciona, o que atrasa o atendimento.
O sindicato já conversou com a empresa a viabilidade do acesso ser pelo portão lateral, próximo do ambulatório médico, o que facilitaria para todos.