06/12/2012
Monumento ‘9 de novembro’ em homenagem aos três operários da CSN, mortos durante a Greve de 1988, foi uma obra de criação de Oscar Niemeyer

Conhecido mundialmente pelo seu talento e mais comumente como o homem que fez Brasília, em Volta Redonda, foi o criador do ‘Memorial 9 de Novembro’, localizado na Praça Juarez Antunes, em homenagem a William, Walmir e Barroso, vítimas do conflito entre trabalhadores e as tropas do Exército dentro da Usina Presidente Vargas (CSN), na greve de 1988.
Entre suas esculturas de protesto, a história deste monumento se transformou em episódio marcante em sua vida já que, considerado uma afronta à ditadura militar, o monumento sofreu um atentado a bomba pelo Exército horas depois de sua inauguração (1/5/1989).
Parcialmente destruído e tombado pra frente, preso por vergalhões, sofreu reparos sobre a orientação do próprio Niemeyer, que fez questão de que ficassem nele mantidas as marcas da violência para sempre. Reinaugurado no dia 12/8/1989 e mantido até hoje.
Na época, Niemeyer falou que entre todas as suas esculturas de protesto que o Memorial |9 de Novembro| foi a quarta criada por ele: |A criação do monumento foi pedido pelo Sindicato dos Metalúrgicos, lembrando os três operários mortos pela reação. E o fiz tão contestador que o explodiram, no mesmo dia da sua inauguração. (…) Apesar das ameaças e cartas recebidas, propus que o pusessem de pé outra vez, com as fraturas à mostra e esta frase que redigi: ‘Nada, nem a bomba que destruiu este monumento, poderá deter os que lutam pela justiça e liberdade’. E o monumento lá permanece, depois de guardado durante três dias pelos operários da metalúrgica.
O presidente do Sindicato, assim como toda a sua diretoria, lamenta a perda de Oscar Niemeyer, o maior arquiteto humanista, defensor da liberdade e da igualdade social do país.
|Nós que vivemos aquela época da greve de 1988, aqui em Volta Redonda, também sentimos muito a perda de Niemeyer. Apesar de estar quase completando 105 anos, ninguém gostaria de perdê-lo. É um cara que contribuía muito com sua forma de pensar a vida|, declara Renato Soares.