04/12/2022
CSN | Reprovada a proposta da CSN por quase unanimidade dos metalúrgicos
99,25% dos metalúrgicos disseram NĂO ŕ proposta para o Acordo Coletivo 2022/2023

Hoje, trabalhadores da CSN participaram da votação da proposta para renovação do Acordo Coletivo  de Trabalho 2022.
A votação que estava marcada para iniciar às 6h sofreu um atraso em função da intransigência do movimento liderado pela chamada “oposição” e sindicatos, que buscam  usurpar a base metalúrgica e tentaram constranger e até mesmo impedir a votação. Mesmo assim, o processo ocorreu sem mais intercorrências e aos trabalhadores ficou garantido o seu direito de votar.
A proposta foi reprovada por  6040 votos (99,25%), enquanto 39 foram favoráveis.  E houve 6 voto em branco/nulo.  A votação contou com 6085 trabalhadores, que votaram nas unidades de Volta Redonda e Porto Real.
O sindicato entende que a proposta nem de longe reflete os anseios dos trabalhadores, enquanto o grupo CSN acumula sucessivos resultados positivos.
É importante ressaltar que o sindicato está cumprindo o caminho legal para o acordo coletivo, cuja data base é 1º de maio e não vai recuar quanto a garantia de um acordo justo.
O sindicato reforça que os “mercadores de ilusão” não estão tendo responsabilidade com os trabalhadores e, em um futuro, poderá deixá-los sem amparo já que suas obrigações estatutárias são com a Casa de Pedra e não com Volta Redonda.
O que o “Sindicato de Lutas” de Casa de Pedra conseguiu na PLR/abono e reajuste salarial, diferente de Volta Redonda?
Os trabalhadores não podem buscar um direito justo de forma irregular e ilegal,  a legislação brasileira tem mecanismos e ritos para isso.  Mesmo porque precisaremos dos nossos empregos quando essa batalha terminar.
O sindicato orienta os trabalhadores que não abandonem seu posto de trabalho pois ate o momento não existe uma greve deflagrada.
PRÓXIMO PASSO: o sindicato encaminhará o resultado da votação à empresa e solicitará a abertura de negociação, com base na pauta de reivindicações que ostrabalhadores apresentaram em pesquisa realizada pelo sindicato.