06/04/2022
CSN | Sindicato convoca à assembleia para votação da proposta para ACT 2022
VOTAÇÃO SERÁ PRESENCIAL NESSA 6ª FEIRA, DIA 8/4

Conforme ofício (ver no verso) enviado à CSN, foi realizada nesta última terça-feira (5/4) a primeira rodada de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, entre representantes da CSN e a direção do sindicato, na sede da empresa em São Paulo. Após exaustiva discussão sobre a proposta, a empresa apresentou uma proposta que o sindicato levará à apreciação dos trabalhadores.
Nessa assembleia, convocada e realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores terão a oportunidade de manifestar a sua insatisfação com a proposta apresentada, como sempre o fez em todas as votações sobre os acordos coletivos.
O sindicato é quem representa o trabalhador e tem respaldo legal para isso. Inclusive, no caso de uma greve, é importante esclarecer que há a exigência de respeitar os trâmites legais da lei de greve (Lei 7783 de 28 de junho de 1989). Há a necessidade, de publicação de edital de greve, discutir com a empresa as atividades e equipamentos essenciais. Tudo isso para evitar que a greve seja declarada ilegal, derrubando nossa estratégia de lutas, e ocasionando , muitas vezes, prejuízos e, até o pior, a demissão dos trabalhadores.
Portanto, o sindicato convoca à votação nesta 6ª feira dia 8 de abril , das 6h às 16n, na Praça Juarez Antunes. E na unidade de Porto Real (Galvasud), a votação será das 6h às 13h
A direção do Sindicato alerta: “Não nos deixemos levar por uma minoria que está exaltada, influenciada também por alguns irresponsáveis, que não se preocupam com o futuro do trabalhador, levando o caos e a ilegalidade”, afirma o presidente Silvio Campos. “Sabemos da aflição e da dificuldade financeira de todos. Vamos continuar na luta de uma forma legal, ordeira e organizada. Se você não concorda com a proposta é só votar NÃO, acompanhar até o final e ajudar a apurar os votos e, participar do pleito até o fim”, concluí Silvio Campos.
Sabe-se que os trabalhadores estão no limite, mas temos que colocar a cabeça no lugar e ser inteligentes. Temos que seguir os trâmites legais de um acordo, até mesmo a greve precisa passar por um trâmite legal como citado anteriormente. Não se pode perder a razão, a Data Base é 1/5/2022.
É preciso negociar exaustivamente e votar, até que haja o consenso da maioria dos metalúrgicos.

VEJA A PROPOSTA:
Reajuste salarial:
* Salário de até R$ 3000: 8,1 %;
* Salário acima de R$ 3000: 5%.
Cartão Alimentação: R$ 400/mês.
Cartão Alimentação Extra: R$ 800, em 2 parcelas de R$ 400.
1ª Parcela: R$ 400,00 em até 5 dias úteis, após a assinatura do acordo. E a 2ª Parcela: R$ 400, em 16/12/2022.
Cartão Alimentação Extra: R$ 700 em até 5 dias úteis, após a assinatura do acordo (para empregados que registraram o ponto + supervisores e coordenadores).
banco de horas.
Auxílio Creche: R$ 580.
Abono 2022: 76% do Target Correspondente a 1,9 salários para os Cargos Operacionais.