04/04/2022
VOLKSWAGEN | Acordo coletivo: É hora de sair do fundo do poço

O Brasil continua em crise, principalmente, em razão dos erros cometidos na condução econômica pelos governos, que optaram por colocar o país no papel de exportador de matéria prima e importador de bens industrializados. Isso vem prejudicando a indústria nacional, impedindo a geração de empregos de qualidade e renda no Brasil e privilegiando apenas uma minoria já muito rica.
Também impuseram medidas como a Reforma Trabalhista, a terceirização sem limites, o congelamento dos investimentos sociais (na área de saúde, educação, segurança pública e tecnologia, entre outros setores estratégicos) e a Reforma da Previdência, prejudicando especialmente a classe trabalhadora e os aposentados. Mudanças que precarizaram as relações de trabalho, fragilizando o movimento sindical atuante e não gerando os milhares de empregos prometidos.
O resultado não poderia ser pior: custo de vida nas alturas, cerca de 12 milhões de desempregados, cerca de 5 milhões desalentados e outros milhões subocupados ou na informalidade, em trabalhos pre-cários e sem direitos, e famílias inteiras voltando a estar na linha da extrema pobreza, passando fome e correndo riscos de vida.
Os trabalhadores não aguentam mais! As notícias são sempre as mesmas, não conseguimos sair deste ciclo vicioso que só prejudica ainda mais a população e a nossa categoria.
E para piorar, a alta de preços nos combustíveis e nos alimentos causados pela escassez, pois como sabemos a Rússia e Ucrânia são grandes fornecedores de petróleo, trigo, milho, aço e alumínio que, além do novo lockdown na China, já está ocasionando falta de várias peças na nossa fábrica, o que tem forçado todas as empresas a can-celarem as horas-extras, que reforça a renda dos companheiros e de suas famílias.
Os trabalhadores estão cansados de crises e mais crises, agravadas por um desgoverno que faz de tudo para prejudicar a companheirada, tirando seus direitos e suas conquistas!
A diretoria do sindicato entende e é sensível a todo esse contexto, no qual a negociação da data-base 2022 das empresas terceiras da Volks acontecerá, mas também entende que agora é a hora dos trabalhadores!
Mesmo com todas as dificuldades, a diretoria do sindicato não vai abrir mão de uma negociação justa, que possa reconhecer a dedicação e o empenho dos trabalhadores das empresas terceiras da Volks.
Nós já entregamos ofício a todas as terceiras, solicitando abertura das negociações e esperamos que as empresas procurem o sindicato. Os trabalhadores agradecem.
Em breve, mais notícias.