12/05/2021
CSN se reúne com o sindicato e apresenta propostas para o acordo do turno e do banco de horas

Após  pedido do sindicato para renegociar ítens econômicos celebrados no Acordo Coletivo de Trabalho - 2020/2022, hoje, em reunião representantes da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN apresentaram o que chamou de “Proposta Final” e que envolve a renovação do Banco de Horas (agora móvel de 6 meses) e a antecipação do AC de Turno ( de 8 horas para a UPV e 12 horas para CSN-Porto Real).
A direção do sindicato levará a proposta a apreciação da categoria, através de  plataforma digital, que vai ocorrer no dia 17/5, das 6h às 18h.
Renovação do Acordo de Turno de Volta Redonda (8 horas) e Porto Real (12 horas):
- Vigência de dois (2)anos: de 1/12/2021 a 30/11/2023;
- Pagamento de um abono no valor de R$ 4.300, a ser pago em parcela única em até 5 dias úteis após a assinatura do ACT.
Renovação do Acordo do banco de horas:
- Vigência de um (1) ano: de 16/5/2021 a 15/5/2022;
- Banco de horas móvel, de modo que as horas extras realizadas em determinado período de apuração de frequência possam ser compensadas no prazo de seis períodos de apuração subsquentes. Exemplo: no pagamento de dezembro/21 serão quitadas as horas remanescentes de 16/5 a 15/5/2021; No pagamento de janeiro/22 serão pagas as horas remanescentes de 16/6 a 15/7/2021; No pagamento de novembro/22 serão pagas as horas  referentes ao periodo de 16/04/22 a 15/05/22.
- Compensação de 1/1 hora, ou seja, para cada 1 hora extra trabalhada 1 hora de folga.
- Ao final do prazo para compensação, o saldo positivo será pago com as bonificações do ACT e o saldo negativo será descontado.
- Hora extra do turno no feriado não entra no banco de horas e será paga no mês da realização.
- Crédito Extra no Cartão Alimentação no valor de R$ 700 em 2 parcelas, com a primeira parcela a ser paga/creditada em até 05 dias úteis após a assinatura do ACT, no valor de R$ 300 e a segunda e última parcela a ser paga/creditada no dia 15/12/2021, no valor de R$ 400.
- Os saldos negativos do banco de horas apurados após a contabilização que tomará como base de cálculo os créditos e débitos do banco de horas até o dia 15/5/2021, não serão descontados no pagamento de maio/21, conforme anteriormente avençado em Acordo Coletivo celebrado entre a Empresa e o Sindicato, sendo o saldo negativo remanescente, transportado para o novo banco de horas móvel com a dilação do prazo de compensação para mais seis (6) meses.
Para votar:
Votação do turno de 8 horas Volta redonda
www.votasmc.com.br/turnovr
votação do turno de 12 horas de Porto Real
www.votasmc.com.br/turnopr
votação do Banco de Horas de Volta Redonda e Porto Real.
www.votasmc.com.br/bhoras