04/08/2020
Finalmente, CSN apresenta proposta de pagamento do PPR

A direção do sindicato esteve reunida, entre ontem e hoje, com direção da CSN, em um verdadeiro duelo, na tentativa de arrancar da presidência da Companhia o PPR dos trabalhadores.
Diante do vencimento do Acordo Coletivo, a empresa propôs um pacote que incluisse também  uma proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022 (com validade de 2 anos).
Durante a discussão, as dificuldades alegadas pela CSN envolvem o quadro de instabilidade que o país enfrenta e a falta de perspectiva para as vendas, com grande estoque da produção, reflexo da falta de políticas de resultado para a economia. Além das incalculáveis consequências diante da pandemia do coronavírus.
Apesar da CSN insistir em pagar somente o que determina a lei/CLT, o acordo garantirá a manutenção do abono de 70% de férias,  hora extra com bonifi-cação que pode chegar até 100%, adicional noturno de 40%, plano de saúde e odontológico, convênio farmácia, previdência privada (CBS), cartão alimentação, abono de atraso, adiantamento do 13% em jan., auxílio creche, auxílio funeral, bolsa de estudo nível superior e técnico, brinquedo de Natal, kit escolar, cesta básica, dejejum, empréstimo especial, garantia de pré aposentadoria, consultas gratuitas para gestantes e recém-nascidos, estabilidade de gestantes acima do prazo, resíduo de horas noturnas, refeição e seguro de vida em grupo. E, mesmo diante da paralisação do altoforno 2, a empresa se comprometeu em não demitir trabalhadores em massa.
“Essa talvez tenha sido uma das mais tensas reuniões das quais já participei. Muita expectativa contra inúmeras negativas por parte da CSN. Tudo que propomos a empresa apresentou dificuldades. Enfim, apesar de tudo, conseguimos sair da mesa de negociação com uma proposta a ser levada à categoria!”, ressalta o presidente Silvio Campos.
Conforme o último boletim, o sindicato reforça a necessidade do uso de uma plataforma digital, devido a exigência de medidas sanitárias de isolamento social. Portanto, a realização da assembleia será através do link: www.votasmc.com.br/csn.
VEJA A PROPOSTA DA EMPRESA:
PPR/Abono-2019: 40% do Target para todos trabalhadores até o cargo de supervisor(1 salário).  A primeira parcela de 50% a ser paga até cinco dias úteis após aprovação. Segunda parcela de 50%, até o pagamento de setembro/2020. Aos cargos de liderança, acima de supervisor, 40% do Target (1 salário).  A primeira parcela de 40% a ser paga até cinco dias úteis após aprovação. Segunda parcela de 30%, até o pagamento de setembro/2020. E a terceira parcela de 30% até o pagamento de dez./2020.
PPR/Abono-2020: 55% do Target para todos os trabalhadores (1,375 salário), em única parcela, a ser paga no dia 9/4/2021.
ACORDO COLETIVO 2020/2022 (valid. 2 anos)
REAJUSTE SALARIAL: ZERO
CESTA DE NATAL, KIT ESCOLAR E BRINQUEDO DE NATAL: até o nível de supervisor;
CARGA EXTRA NO CARTÃO ALIMENTAÇÃO: R$ 600, em duas parcelas: 1ª parcela, de R$ 300, a ser paga 5 dias úteis após aprovação do acordo. E a 2ª parcela, de R$ 300, a ser paga 18/12/20 (sem participação do trabalhador);
BANCO DE HORAS: implantação imediata, com prazo de 12 meses. Horas não compensadas nesses período serão pagas conforme bonificação determinada no ACT.