COMUNICAÇÃO SOCIAL  .:. Notícias
13/04/2020
EMPRESAS DO CONSÓRCIO MODULAR E DA VOLKSWAGEN | Coronavírus e a luta pela manutenção dos empregos
Sindicato convoca trabalhadores para votação digital sobre proposta para o enfrentamento da crise e evitar demissões

Diante do cenário que se apresenta na vida dos brasileiros, o Coronavírus continua sendo uma grande ameaça não só à saúde como também aos empregos das famílias brasileiras e a economia mundial. 
As medidas restritivas adotadas para contenção desta pandemia têm causado forte redução da demanda, o que já tem impactado no mercado automotivo, se estendendo e comprometendo toda a indústria para o ano de 2020. Inclusive, muitas montadoras no país já estão demitindo, reduzindo salários e suspendendo os contratos de trabalho.
Mas foi nesse mesmo cenário desfavorável, que a direção do sindicato se empenhou e conseguiu concluir recentemente, de forma favorável, as negociações sobre o acordo coletivo 2020 dos empregados do Consórcio Modular e da Volkswagen. E é assim que reafirma o seu compromisso em lutar pelos direitos e pela saúde dos trabalhadores, participando das discussões junto às empresas nesse período de recessão, que ainda deverá perdurar, priorizando, acima de tudo, a manutenção dos postos de trabalho. 
Foi assim também que conseguiu negociar a permanência dos trabalhadores em suas casas, em segurança com suas famílias, prevenindo do risco de contaminação dessa gravidade que é o Coronavírus, até agora. Assim como a permanência e prorrogação das férias coletivas por mais 10 dias, com retorno ao trabalho apenas no dia  27/4. E, ainda, buscando tranquilizar a todos, o sindicato e a comissão de fábrica vêm acompanhando e planejando com as empresas medidas que serão adotadas pela manutenção da saúde, da segurança e pela tranquilidade de todos na volta ao trabalho. 
No último dia 1/4, o governo publicou a Medida Provisória nº 936, que trata da redução de jornada e salários e suspensão dos contratos de trabalho. 
E, diante das várias incertezas previstas para esse ano e a manutenção dos postos de trabalho, o Consórcio Modular e a Volkswagen apresentaram uma proposta, que será levada à votação, em breve, através de recurso digital, utilizado atualmente, por vários sindicatos.
VEJA A PROPOSTA ABAIXO:
TRABALHADOR(A) DO ADMINISTRATIVO: 
Redução de Jornada de Trabalho e Salários: 25% 
Complementação do Governo: 25% do valor do seguro-desemprego que cada empregado tem direito. 
Prazo: até 90 dias, com início em 27|04|2020. 
TRABALHADOR(A) DA PRODUÇÃO: 
Suspensão de Contratos de Trabalho apenas para o pessoal excedente. 
Complementação do Governo: 70% do seguro-desemprego que cada empregado tem direito. 
Complementação das Empresas: 30% do salário dos empregados. 
Prazo: até 60 (sessenta) dias, com início em 27|04|2020. 
GARANTIA DE EMPREGO: 
Durante o período acordado para Redução de Jornada de Trabalho Salários e/ou Suspensão de Contratos de Trabalho.  
13º. Salário e Férias: a direção do sindicato e a comissão de fábrica não abriu mão de que, durante o período de Suspensão de Contratos de Trabalho e/ou Redução de Jornada de Trabalho e Salários, não haverá redução proporcional do 13º salário e das férias. 
Congelamento da progressão salarial: automática, apenas dentro da vigência do acordo. 
COMO O TRABALHADOR VAI PODER VOTAR 
Diante da impossibilidade de agromerações, portanto, da realização de uma assembleia presencial com todos empregados, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense vai disponibilizar nos próximos dias um sistema digital para  realização da votação, através de uma plataforma tecnológica segura e que já está sendo utilizada por vários sindicatos por todo o país. Porém , em virtude da grande procura deste recurso por outras empresas, o sindicato estará aguardando até hoje, segunda-feira (13) para definição da data, horário e outras informações necessárias para o acesso.
 
       ENQUETE
Você votaria em um metalúrgico para lhe representar na Câmara de Vereadores de sua cidade?
Sim
Não
NOSSOS PARCEIROS      
 
DESCONTOS ESPECIAIS
PARA SINDICALIZADOS!
 
       BOLETIM ELETÔNICO
Receba boletins semanais por e-mail. Digite seu e-mail abaixo.
 
Acesse os boletins já publicados
       FACEBOOK


Volta Redonda: Rua Gustavo Lira, 9 - Centro - CEP 27253-280 - Telefax: (24) 2102-2800
Subsede: Avenida Antônio de Almeida, 603 - Retiro - CEP 27276-670 - Tel: (24) 3346-6179
Barra Mansa: Rua Ary Fontenelle, 362 - Estamparia - CEP 27330-670 - Tel: (24) 3323-1584
Resende: Rua Dr. Tavares, 80 - Centro - CEP 27511-200 - Telefax: (24) 3360-9895 / 3355-4457
NOSSAS REDES