06/02/2020
ARCELOR MITTAL | Mais um capítulo da novela “acordo do turno”

Na última terça-feira, dia 4, o Sindicato dos Metalúrgicos esteve reunido com os representantes da Arcelor Mittal para dar prosseguimento às negociações da renovação do Acordo do Turno de revezamento de 8 horas.
Como todos já sabem, a em-presa sempre apresenta inúmeras dificuldades quando se trata de negociar benefícios para os metalúrgicos em qualquer negociação de acordo. E, como já foi relatado, desde novembro, a empresa vem insistindo em alguns ajustes na jornada de trabalho do pessoal do turno. E o sindicato persiste que questão do aumento na jornada de  trabalho de 30 minutos é indiscutível já que sobrecarregará ainda mais os trabalhadores.
E, nessa última reunião, a empresa teve a cara de pau de tentar  radicalizar,  insistindo  no abono miserável de R$ 1 mil para renovação do acordo e  impor o aumento de jornada de 30 minutos. E mais, ela em vez de pagar logo após a delibe-ração da proposta pelos trabalhadores, caso aprovem, só quer pagar após a assinatura do acordo, o que leva tempo já que demanda procedimentos  jurídicos.
O sindicato é contra a proposta em tudo que está sendo citado aqui. Como se já não bastasse as inúmeras demissões que a Arcelor Mittal vem fazendo, ela quer sobrecarregar os trabalhadores e precarizar, ainda mais, os novos contratos de trabalho do pessoal do turno de revezamento, que não serão beneficados pelo abono, caso seja aprovado. E que fique claro que, caso não haja acordo até final de fevereiro, a empresa terá que pagar as duas horas extras aos trabalhadores.
No próximo dia 13, quinta-feira, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos voltará à mesa de negociação  da empresa na expectativa que seja apresentada uma proposta que valorize os metalúrgicos.

Créditos: