22/11/2019
“Vamos eleger quem nos representa nos conselhos da CBS”

O Sindicato dos Metalúrgicos convoca os trabalhadores, participantes da CBS, a contribuir pela volta dos seus reais representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. E para isso, é preciso votar na CHAPA 1. A CBS tem hoje um patrimônio de R$ 5,3 bilhões, que pertencem a quem dela participa.
Sem representantes nos Conselhos é o mesmo que entregar a CBS nas mãos do patrocinador, que é a CSN, o poder de alterar o regulamento a seu favor, o que torna o fundo de pensão vulnerável aos interesses dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas.
A CBS PERTENCE AOS TRABALHADORES, APOSENTADOS E AOS PENSIONISTAS.
A CBS NÃO É UM FAVOR DA CSN EM BENEFÍCIO DO TRABALHADOR.
Sua contribuição faz parte da remuneração de cada trabalhador, que é composta de salário e mais benefícios. Entre os benefícios pagos está a sua contribuição para o Fundo de Pensão. Esta contribuição compõe o custo da Mão de Obra e, naturalmente, o custo do produto que é repas-sado para o preço final.
À CSN cabe o direito de indicar sete dos onze membros do Conselho Deliberativo, e três dos quatro membros do Conselho Fiscal o que já lhe dá maioria, uma margem de vantagem bastante significativa frente aos participantes, que tem somente um terço dos acentos.
Também é de fundamental convidar outros amigos, parentes ou vizinhos a participar da votação. É preciso mobilizar a todos para que seja garantido o olhar dos participantes nos processos de decisão. Afinal, o patrimônio da CBS pertence aos participantes ativos, aposentados e pensionistas.
LEMBREM-SE:
As vagas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal são, POR LEI, para eleger representantes dos Participantes. Por que a CSN tem in- teresse  em lançar uma chapa dela, já que possui sete vagas no Conselho Deliberativo e três no Conselho Fiscal, indicada por ela, sem a participação dos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas.

Créditos: