25/07/2019
CSN apresenta nova proposta para o Acordo Coletivo 2019/20

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (25), representantes da CSN apresentaram nova proposta para renovação do Acordo Coletivo.
A direção do sindicato reclamou sobre a demora para a retomada das negociações e na elaboração da nova proposta, que após muita discussão, apresentou melhorias para os metalúrgicos.
O Sindicato dos Metalúrgicos está publicando neste boletim as cláusulas da proposta que será votada na segunda-feira, dia 29/7, das 6h às 18h, na Praça Juarez Antunes. E das 6h às 15h, em Porto Real.
Os valores retroativos serão creditados na folha de pagamento dos salários em agosto, caso a proposta seja aprovada.

Veja abaixo a nova proposta da CSN:
Reajuste salarial: 5,07%   (INPC pleno) a ser pago retroativo a 1º de maio.
Cartão alimentação mensal: R$ 400 (reajuste pelo INPC).
Duas cargas extras no cartão alimentação: a primeira no valor de R$ 230, a ser paga até o dia 2/8. E a segunda no valor R$ 230, a ser paga dia 13/12.
Auxílio creche mensal: R$ 580 (reajuste INPC).
E a manutenção dos seguintes ítens:
Resíduo de hora extra: trabalhador com mais de 18 meses em turno de revezamento e que for transferido para o horário diurno (por interesse da CSN) receberá o pagamento da média de horas noturnas, em código especí-fico, a título de resíduo de horas noturnas.
Adicional noturno: cada hora de trabalho em horário no-turno efetivamente comprovada será remunerada com adicional de 40% sobre o valor da hora diurna normal.
Bonificação de horas extras: 50% para duas primeiras horas; 75% para a terceira hora extra diária; 100% para horas extras excedentes da terceira hora; 100% para horas extras aos domingos, quando não seja dia de trabalho normal em regime de revezamento e nos feriados; 100% para horas extras trabalhadas antes do início da jornada e contígua com ela, quando a sua prestação e por sua conveniência a CSN convocar/comu-nicar o empregado quando este estiver na sua casa.
Gestante: garantia de emprego ou salário à gestante pelo prazo de 150 dias, a partir do término da licença-mater-nidade, legalmente estabelecida na Constituição Federal.
Abono de atraso: direito a um abono de atraso por mês não excedente a quinze minutos.
Manutenção seguro de vida: a CSN manterá o atual seguro de vida em grupo para todos os seus funcionários, na vigência do presente acordo.
Plano de saúde: plano de assis-tência médica e hospitalar para os trabalhadores e seus depen-dentes, com a participação dos beneficiários no custeio (fator moderador), observadas as ca-racterísticas gerais do atual plano.
Prova escolar: trabalhador que cumpre regime de turno que esteja regularmente matri-culado e frequentando curso em estabelecimento de ensino devidamente autorizado terá direito nos dias de prova a obter a troca de horário de sua jornada de trabalho, se for compatível de prova.
Período pré aposentadoria: aos empregados que forem demitidos, faltando 12 meses ou menos para terem direito à aposentadoria especial ou por tempo de contribuição integral ou proporcional, em seus prazos mínimos e que tenha 90% do tempo trabalhado na CSN, ficará garantido o pagamento das contribuições previdenciárias que seriam devi-das pelo empregado ao INSS, limitadas ao teto de contribuição e da CBS, parte do empregado e da empresa.
Empréstimo especial: será concedido aos trabalhadores ativos e em efetivo exercício da atividade laboral, após contrato de experiência, uma única vez a cada ano civil, sob forma de empréstimo especial, e a requerimento deles, empréstimo em valor igual a trinta dias do salário mensal na data da concessão do bene-fício, limitado ao valor máximo de R$ 3.000,00.
Bonificação de férias: fica assegurado a bonificação de 70% do salário para o traba-lhador em férias.
Cesta básica: a CSN manterá convênio com empresa especializada no fornecimento de cestas básicas para permitir, em caráter opcional, a aquisição da mesma, mediante des-conto do valor em folha, sem a participação da empresa.
Adiantamento do 13º salário: será efetuado o adiantamento de 25% do salário do respectivo ano, em janeiro de 2020.
Salário substituição: o traba-lhador designado para subs-tituir outro no exercício de cargo superior ao seu, como tal não se compreendendo os cargos administrativos e de nível gerencial, tais como os cargos de gerência e coordenação, por um período igual ou superior a dez dias, fará jus a diferença entre o seu salário e o do substituído.
Educação: garantia do auxílio à qualificação profissional dos trabalhadores.
Desjejum matutino: será fornecido gratuitamente um desjejum, composto de café com leite e pão com manteiga.
Kit escolar: será fornecido gratuitamente aos filhos dos trabalhadores ativos, no pri-meiro trimestre de 2020.
Cesta de Natal: será fornecida uma cesta de Natal, a ser entregue em dezembro /2019.
Brinquedos: fica gantido o fornecimento de brinquedos aos filhos dos trabalhadores da CSN.