19/06/2019
METALSUL | Justiça homologa acordo com Metalsul sobre a Convenção Coletiva 2017/2018

Após longo período sem assinatura da penúltima Convenção Coletiva de Trabalho, o sindicato patronal (Metalsul) apresentou proposta de acordo que resolveu, perante a Justiça, o que estava pendente.
O acordo firmado perante a Justiça garantiu aos trabalhadores a solução para o pagamento da PLR, que será paga através de um abono no valor de R$ 804, em 12 parcelas de R$ 67, pelo período de 1/7/2019 a 1/6/2020, sem qualquer incidência fiscal ou previdenciária, pelo caráter indenizatório do acordo firmado. E também o valor de R$ 60, que será incorporado ao salário de todos os trabalhadores ativos na empresa em 31/5/2018, a partir de 1/6/19.
As empresas que efetuaram o pagamento da PLR no período de 2017/2018 deverão incorporar aos salários somente o valor de R$ 30.
Também ficou decidido que as empresas que efetuaram o pagamento da PLR 2017/2018 deverão pagar o valor de R$ 408, também em 12 parcelas de R$ 34.
Com a homologação da Convenção de 2017/18, também foi homologada a Convenção de 2018/2019.
PISO SALARIAL
Quanto ao piso salarial da Convenção 2018/2019, as empresas com até 50 empregados terão piso de R$ 1.040,22. E as empresas com funcionários a partir entre 51 a 380, terão piso salarial de R$ 1.120,64. Já o piso das empresas com 381 a 680 funcionários terão piso de R$ 1.203,87. E, finalmente, as empresas com mais de 681 empregados terão piso mínimo de R$ 1.262,26.
cesta básica/
ticket alimentação
A cesta básica/ticket alimentação será no valor de R$ 71,40, a partir de 1/5/2018, com desconto de R$ 1/mês, caso não haja falta durante o mês. Caso haja um dia de falta, o trabalhador receberá desconto de R$ 14/mês. A partir de duas faltas, o desconto passará a ser de R$ 21/mês. E a partir de três faltas, o desconto será de R$ 71,40/mês.
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2019/20
Quanto a Convenção Coletiva de 2019/2020, o sindicato informa que deverá iniciar as negociações em breve. Lembrando que o INPC do período foi de 5,07%.