17/05/2019
Redução das normas de segurança e saúde no trabalho é um retrocesso

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos e outras entidades sindicais estão preocupadas com o anuncio do presidente Bolsonaro sobre a intenção de reduzir 90% das Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho. O governo ignora os altos e crescentes índices de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
O Ministério Público do Trabalho e da Associação Nacional de Medicina do Trabalho manifestaram preocupação diante do anúncio. Para as 37 NRs são importantes para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável nos diversos setores produtivos.
Segundo o presidente Silvio Campos: “O Brasil é campeão de acidentes de trabalhos. E os acidentes com máquinas continuam amputando mãos, dedos, ceifando vidas. Se diminuir ainda mais a abrangência e exigência será um desastre, é estímulo ao crime, a garantir mais produtividade, mais lucro a custa, literalmente, do sangue, da carne dos trabalhadores.”
Há que se considerar que o Brasil é o 4º país do mundo em números de acidentes de trabalho. Com base em dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT, entre 2012 e 2018, ocorreram no país cerca de 4.738.886 acidentes de traba-lhos notificados – sendo 17.315 com óbito -, o que corresponde à média de um acidente de trabalho a cada 49 segundos.