09/05/2019
CSN | Sindicato cobra início das negociações sobre o ACT
Veja algumas reivindicações que constam na pauta aprovada pelos trabalhadores entregue aos representantes da CSN

Créditos:   REAJUSTE SALARIAL: INPC integral e aumento real.
CARTÃO ALIMENTAÇÃO/CARGAS EXTRAS: Reajustar o valor do cartão alimentação para R$ 500 e conceder cargas extras em novembro e dezembro de 2019.
MELHORAR O PLANO ODONTO-LOGICO, com subsidio total do custo pela empresa, sem participação do empregado. E ampliação de clínicas conveniadas.
REFEITÓRIOS/ALIMENTAÇÃO: Melhorias na qualidade e quanti-dade dos itens oferecidos nos refeitórios.
MELHORAR QUALIDADE DO PLANO DE SAÚDE: diminuindo o fator moderador e incluindo especialidades como fonoaudióloga, psicóloga e psiquiatra, mantendo o plano inclusive para os aposentados que estavam ativos em 1993.
CRIAÇÃO DE PLANO DE CARGOS E SALARIOS.
INSALUBRIDADE: pagar o adicional para todos os trabalhadores lotados dentro da usina. E ter a pronta entrega o PPP de cada funcionário, exposto ao agente insalubre.
PERICULOSIDADE: Que a empresa pague a todos os eletricistas, eletrotécnicos e técnicos em elétrica a periculosidade, expandindo o pagamento para todos os empregados expostos, independente da função.
40% SOBRE SALDO RESCISÓRIO DO APOSENTADO, independente de alteração na legislação.
PPR: Negociar o valor de pagamento de PPR com critérios na base no lucro. Que a PPR seja, no mínimo, 2 salários do funcionário. E que a empresa efetue o pagamento até 30 de abril de 2020, estabelecendo avaliações de metas ou critérios (mensal ou trimestral).
CESTA DE NATAL: melhorias na qualidade e quantidade.
KIT ESCOLAR: a manutenção do fornecimento do kit escolar para filhos de empregados com idade até 14 anos, a serem distribuídos em fevereiro de 2020.
BRINQUEDOS NO NATAL: fornecimento de brinquedos para os filhos de empregados, na primeira quinzena de Dezembro 2019.
FERIADOS PONTE: que empresa conceda os dias de feriado pontes sem ter que compensá-los.
ESCOLA TÉCNICA: Estender convênios com outras escolas técnicas e conceder 50% de desconto na mensalidade escolar na ETPC a todos os seus empregados e dependentes.
AUXÍLIO CRECHE: Reajustar o valor e estender o benefício do auxílio creche para os filhos de funcionários empregados.
EMPRÉSTIMO: reajuste no valor de empréstimo para R$ 4.000 e retorno do parcelamento em 12 vezes, sem juros.
TRANSPORTE INTERNO: fornecimento de transporte interno a seus funcionários durante o horário de entrada e saída interligando o aces-so pelas quatro portarias de entrada da usina.
HOMOLOGAÇÃO: assegurar que todas as homologações de rescisão de contrato de trabalho de empregados residentes nas cidades da Região Sul-Fluminense, que tenham mais de um ano de trabalho na empresa, continuem a ser agendadas e realizadas no Sindicato.
Embora a pauta de reivindicações já tenha sido entregue há 15 dias, e tenha colocado a sua diretoria à disposição da empresa, até agora, a direção do sindicato ainda não foi notificada sobre data de reunião que dará início às negociações.