02/04/2019
SAINT GOBAIN | Denuncias de trabalho análogo à escravidão e omissão de acidentes

Trabalhadores da empresa Saint Gobain vêm denunciando as péssimas condições de trabalho. A queixa tem haver com inúmeros acidentes ocorridos, principalmente, na área da centrifugação, que só este ano já contabilizou três acidentes. E, o pior, a empresa não está emitindo o CAT e nem registrando os acidentes.
A direção do sindicato já entrou em contato com os representantes da empresa, que diz desconhecem os fatos.
Há várias denuncias também sobre a excessiva jornada de trabalho, que é consequência das inúmeras demissões e também do  afastamento de trabalhadores por doenças ocupacionais ou acidente de trabalho.
Caso seja confirmada a denúncia, o sindicato entrará com pedido de fiscalização ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Sem folgas e produção a qualquer custo
Além da pressão na produção, que muitas vezes impede o trabalhador até de ir ao banheiro, tem também o desrespeito à folga após o zero hora, que a empresa está dividindo em dois dias, determinando que seja sempre às quartas-feiras, que nunca dá pra folgar, e aos domingos.
As denuncias que chegaram ao sindicato relatam um verdadeiro regime de escravidão e que não estão aguentando mais. Há relatos de que a convocação do dia seguinte, quase sempre, é feita ao final do dia, para prorrogarem duas horas de serviço, mesmo já sem nenhuma condição física.
Assim, os trabalhadores pedem socorro e o sindicato está intermediando a situação com a maior urgência possível já que o risco de acidentes mais graves está, cada vez mais, eminente.

Sobrecarga de trabalho virou rotina
Trabalhadores mecânicos de manutenção do setor da Centrifugação da Saint Gobain estão reclamando da sobrecarga e do desrespeito às normas de segurança, que estão sendo descumpridas já que a exigência é de dois mecânicos por turno, o que tem os deixados vulneráveis ao risco de acidentes.
O sindicato já alertou a empresa e aguarda mudança.