12/03/2019
Muita cara de pau da CSN
Empresa divulga lucro de mais de R$ 5 bilhões e quer pagar 75% do salário. E, é claro, que o sindicato recusou em mesa.

Após anunciar aos traba-lhadores que não pode pagar o PPR e propor pagar em forma de abono, a CSN apresentou uma proposta de 75% do salário base do empregado, sem linha de corte ou teto, a ser pago em duas parcelas (ver a proposta abaixo).
A proposta foi feita durante reunião ocorrida ontem (11/3), na parte da manhã, com a diretoria do sindicato.
Diante da falta de reuniões com a comissão do PPR para definição dos critérios e metas, as negociações serão feitas diretamente com os representantes do sindicato. E qualquer proposta apresentanda pela empresa será submetida a apreciação dos metalúrgicos, que deverão decidir se atendem aos seus anseios.
O sindicato sabe que a proposta apresentada está muito aquém da expectativa de todos, diante do lucro exorbitante divulgado no balanço da empresa, recentemente. Portanto, recusou em mesa o que foi apresentado.
No ano passado, com lucro de R$ 112 milhões, a empresa pagou PPR de 1,5 salário aos trabalhadores. E porque este ano, com lucro de mais de R$ 5 bilhões, quer pagar 0,75%?
Nas palavras do presidente do sindicato, Silvio Campos: “É um absurdo a empresa, com um lucro recorde de mais de R$ 5 bilhões, não reconhecer o esforço dos seus funcionários, que são os verdadeiros responsáveis por esse resultado. Vai encher os bolsos dos acionistas e esvaziar os dos trabalhadores. Não vamos aceitar migalhas”.