01/02/2019
ARCELOR MITTAL | Sindicato volta à mesa de discussão com a Arcelor Mittal

O Sindicato dos Metalúrgicos vem acompanhando e negociando, desde abril de 2018, as medidas adotadas durante a transição da Votorantim para Arcelor Mittal.
Durante todo esse processo, houve muita perda, pressão sob ameaças de demissão e um número exces-sivo de demissões, assédio moral, entre outras.
O sindicato tem encontrado muitas dificuldades nas discussões com a empresa, principalmente, depois das mudanças que chegaram após a reforma trabalhista. A empresa insiste em defender o seu processo de modernização, que tem apre-sentado um saldo muito negativo para o trabalhador.
Ontem, as direções voltaram à mesa de negociação para discutir a implantação do exame toxicológico, que a empresa insiste em implantar. O sindicato se posicionou radicalmente contra essa medida, já que afeta diretamente a vida social do trabalhador. Essa conduta pode prejudicar inclusive na sua pro-dução ou causar acidente, já que afeta o estado emocional do trabalhador.
Além de não avançar nas discus-sões, a empresa informou o sindicato sobre a suspensão das atividades na Aciaria Elétrica, na planta de Barra Mansa, por um período aproximado de cinco meses. E, em consequência, alguns trabalhadores serão transferidos para planta de Resende e outros serão demitidos.
Na questão dos demitidos, o sindicato tentou garantir: três meses de plano de saúde, sem contar com o mês do aviso prévio; seis meses de cesta básica; e um salário a título de gratificação. A empresa ficou de estudar a proposta e dará a resposta.
Apesar da crise que a empresa alega que vem enfrentando, seus representantes afirmaram que não há intenção de fechar a planta de Barra Mansa, pretendem investir na sua modernização.
O sindicato espera não ter mais surpresas com essa política “de modernização” que a empresa vem implantando.