11/12/2018
CSN | RETROSPECTIVA 2018

2018 foi marcado por grandes desafios para os trabalhadores, principamente, depois da reforma trabalhista, que teve como principal alvo a retirada dos direitos. O Sindmetal-SF apresenta abaixo suas lutas e conquistas ao londo do ano.

JANEIRO | Sindicato inicia seu processo eleitoral, através da publicação de edital. E investe no processo de integração dos novos trabalhadores da CSN.
FEVEREIRO | É dado o ponta pé inicial à campanha salarial 2018/19 dos metalúrgicos da região.
MARÇO | Sindicato consulta trabalhadores sobre as reivindicações para o acordo coletivo. Convoca os metalúrgicos para as eleições sindicais e vence o pleito com 91% dos votos.
ABRIL | Sindicato cobra da CSN  a data do pagamento do PPR. Metalúrgicos aprovam a pauta de reivindicações para a campanha salarial.
MAIO | Sindicato realiza ato em homenagem ao “Dia do Trabalhador”, na Praça Juarez Antunes. Promove a 12ª Festa do Trabalhador, com distribuição de várias poupanças e prêmios aos metalúrgicos. Sindicato se antecipa à Comissão do PPR e negocia diretamente com o presidente da CSN, garantindo 1,5 salário para mais de 80% dos funcionários, contrariando a intenção da direção da empresa que estava disposta a pagar somente 0,1% de salário. Sindicato esclarece sobre o processo da URP.
JUNHO | Sindicato esclarece aos demitidos como receberão o PPR/2017. Sindicato encaminha ofício pedindo agendamento para negociações sobre o acordo coletivo e empresa marca reunião e dá início às negociações. Sindicato recusa em mesa a primeira proposta da empresa.
JULHO | Sindicato lamenta o falecimento de Áureo de Araújo Braga, presidente da APCBS, um grande defensor dos interesses dos trabalhadores. Sindicato deflagra greve na PRADA/CSN, em Resende. Sin-dicato homenageia o 64º aniver-sário de Volta Redonda. Sindicato realiza a primeira votação sobre o ACT 2018/19, com 94% de rejeição.
AGOSTO | Termina a greve da PRADA/CSN, depois de cinco dias de adesão total dos metalúrgicos. CSN apresenta nova proposta que é rejeitada em mesa pelo sindicato. Sindicato cobra da CSN transparência e maior divulgação sobre as metas e critérios para o PPR/2018. CSN apresenta nova pro-posta para o ACT aos trabalhadores, que foi aprovada por maioria. Sindicato declara guerra aos acidentes na UPV.
SETEMBRO | Sindicato realiza plebiscito sobre a manutenção ou troca dos horários do turno, com resultado favorável pela manutenção dos horários ímpares.
OUTUBRO | Sindicato comemora o pagamento de insalubridade aos funcionários da Aços Longos. Após muita cobrança, é aprovada a Comissão de PPR/2018. Sindicato comemora o anúncio da chegada de novas empresas à região, com geração de novos postos de trabalho.
NOVEMBRO | Sindicato presta homenagem aos companheiros Willian, Valmir e Barroso, assassina-dos pelo Exército na Greve de 1988. Sindicato alerta sobre a reforma da Previdência, um golpe fatal aos trabalhadores. Metalúrgicos querem saber cadê as metas e critérios do PPR/2018. Sindicato cobra melhorias na alimentação da CSN e empresa anuncia ajustes. Sindicato denuncia mais um golpe da reforma trabalhista, que determina prazo de 18 meses para recontratação de demitidos na CSN. Sindicato se articula com rodoviários em busca de melhorias no transporte dos metalúrgicos VR/Barra do Piraí.
DEZEMBRO | Sindicato comemora centenas de pagamentos do seu processo da “Meia Hora de Refeição”, totalizando 2.756 metalúrgicos, o que injetou mais de R$ 85 milhões na economia da região. E ainda, fica garantido para o mês o pagamento de carga extra no cartão alimentação, brinquedos para os filhos dos tra-balhadores e a cesta de Natal. Assim como, está garantido para o início do próximo ano, o Kit Escolar.
FELIZ NATAL E UM
ANO NOVO CHEIO DE CONQUISTAS!