11/12/2018
ASSÉDIO MORAL | Tanto o agressor quanto as empresas podem ser responsabilizados

Ninguém gosta de ser advertido ou cobrado. Ocorre que, em determinadas situações, esse comportamento do assediador passa a ser frequente e acompanhado de condutas que humilham, causam constrangimento ou um estresse excessivo ao funcionário. É justamente aí que nasce uma prática que deve ser amplamente evitada: o chamado assédio moral.
A maioria dos empregados acredita que o assédio moral se resume a ameaças, piadas, insultos e outros tipos de constrangimento. No entanto, prá-ticas como instruções imprecisas, sobrecarga de tarefas, cobranças de metas excessivas, isolamento do funcionário e até restrições quanto ao uso do banheiro, podem ser consideradas assédio moral.
Em geral, para que o assédio moral seja reconhecido, é necessário que a conduta seja repetitiva, funcionando como uma espécie de perseguição. Sempre que existir o objetivo de inferiorizar, isolar, constranger, humilhar e perseguir, causando um abalo físico ou psicológico no empregado, existe grande possibilidade de se caracterizar assédio moral, ainda que a conduta não seja tão frequente.
A ação judicial é uma medida a ser tomada, porém, neste caso, o ideal é procurar o jurídico do sindicato.
Em todos os casos a empresa res-ponde pela conduta assediadora do seu empregado. Trata-se de responsabilidade subjetiva. É dever promover um ambiente saudável para os seus funcionários, bem como, realizar práticas de conscientização contra o assédio moral.