04/10/2018
ELEIÇÕES 2018 | O voto é sua ARMA e tem consequências

A imprensa e alguns setores da elite brasileira querem a todo momento fazer com que as pessoas que trabalham e que lutam por um Brasil mais justo desistam da arma poderosa que é o seu voto. Quanto mais raiva da política nós temos, mais cresce os representantes políticos que não se interessam pelas questões coletivas, principalmente daqueles “assalariados”. A seguir, citamos alguns exemplos de decisões dos políticos que trazem ou trarão consequências danosas para a sociedade brasileira.

TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA
(LEI 13429/17)
Esta lei legaliza a redução em torno de 30% nos salários e eleva os acidentes de trabalho (a cada 10 acidentes, 8 são com trabalhadores terceirizados). Com isso, ainda, tira da empresa tomadora da mão de  obra, as obrigações sobre direitos dos terceirizados.
REFORMA TRABALHISTA
(LEI 13467/17)
Sob o argumento de geração de emprego, destruiu a CLT, o FGTS e hoje, como consequência, mais de 30 milhões de desempregados e ou trabalhadores no mercado informal, e mais de 60 milhões de  brasileiros com o nome sujo no SPC. Entre tantas coisas que causam prejuízos aos trabalhadores, as empresas podem também pagar salários menores que o salário mínimo nacional vigente que hoje é de R$ 954,00. A compensação de jornada (banco de horas) que elimina o pagamento de horas extras, permite que as mulheres trabalhem em áreas insalubres mesmo estando grávidas ou estando no período de amamentação. Enfraqueceu os sindicatos, possibilitando negociações diretas entre patrão e empregados.
DESMONTE DOS PROGRAMAS SOCIAIS
Estes programas significavam a inclusão social de uma boa par-cela de trabalhadores e trabalhadoras, sempre marginalizados (Programa Minha Casa Minha, Vida, Farmácia Popular, FIES, Sem Fronteiras e outros).
Cortes profundos ou o fim de vários programas inclusivos.
PRÉ-SAL A PREÇO DE BANANA
Chegou a doer assistir a venda dos campos produtivos e promissores, cujo dinheiro iria para a educação e o desenvolvimento do Brasil. Decisão tomada por políticos e governo ilegítimo.
A VOLTA DA LENHA
Em 2013 o botijão de gás, com 13k, custava em média R$ 45,00. Em 2018 o preço do mesmo botijão equivale à R$ 82,50. No Brasil o preço do botijão de 13k varia de R$ 50 a R$ 115.
REVISÃO DE AUXÍLIO DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
O governo “golpista” levará mais de 1,7 milhão de brasileiros e brasileiras à revisão dos auxílio doença ou da aposentadoria por invalidez. Desde o 2º semestre de 2016, em cada 10 perícias realizadas, 8 foram cortadas, com uma previsão de economizar mais de 15 bilhoes até dez./2018.