04/10/2018
NISSAN: Nos próximos acordos só será levada à votação uma proposta

Após ouvir algumas reclamações dos trabalhadores da Nissan, a direção do sindicato decidiu que, nos próximos acordos, só será levada à apreciação dos trabalhadores uma proposta de cada vez.
Na apuração, primeiramente, foi consultado se o trabalhador concordou ou não (SIM ou NÃO) com uma das propostas apresentadas. Caso a maioria tivesse votado NÂO, as propostas já estariam recusadas.
Após ser verificada que a maioria decidiu pelo SIM, aí sim o sindicato autorizou os trabalhadores que estavam participando da apuração a verificar qual a proposta vencida. A apuração contou com a participação de seis funcionários do piso de fábrica, sem a participação de gerentes ou algum representante do RH.
Por que a votação não foi por aclamação?
A votação por aclamação expõe os trabalhadores, que ficam mais sujeitos à pressão da chefia, como ocorria tradicionalmente nas empresas CSN e MAN (Volkswagen). Ainda mais depois que foram instaladas câmeras de segurança nas portarias. Já a votação por escrutínio secreto, defendida por esta diretoria, preserva os trabalhadores de chefias que agem como verdadeiros “capitães do mato”.