03/08/2018
8 de Março: Não se pode retroceder nas conquistas e nos direitos!

Em março de 2015, foi aprovada a Lei do Feminicídio, que pune com mais rigor o crime praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. Ações da Lei Maria da Penha foram aprimoradas, porém têm sido colocados para a sociedade brasileira pontos polêmicos que afetam diretamente a vida das mulheres, buscando restringir direitos con-quistados e estabelecidos, inclusive, na Constituição de 1988.
No ano passado, a bancada con-servadora do Congresso Nacional propôs que não se deva fornecer a pílula do dia seguinte e nem atender as mulheres vítimas de estupro ou realizar o aborto legal. Houve a discussão distorcida da chamada “ideologia de gênero”, sobre a elaboração e aprovação dos planos municipais da educação. As mulheres na Marcha das Mulheres Negras foram atacadas por manifestantes de oposição ao governo da presidente Dilma, que portavam armas e eram a favor da ditadura militar. Além do aumento no número de assassinatos de mulheres jovens.
Diante disso, a Secretaria da Mulher do sindicato  defende a necessidade de campanhas pelo fim da violência contra a mulher. Não se pode ignorar que o machismo mata as mulheres em seu corpo e em sua alma. Baseado nisso, o sindicato convida as mulheres trabalhadoras a participar das ações de luta que dirão “Não ao retrocesso!”, que vão acontecer hoje, dia 8/3, a partir das 15h, na Praça Brasil (Vila Santa Cecília). Participe!