03/08/2018
TAXAÇÃO DO AÇO: Metalúrgicos na mira de Trump

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense participou, junto a centrais sindicais e outros sindicatos, do protesto, em frente ao Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, contra as medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump de sobretaxar as importações de aço e alumínio, realizado na última segunda-feira, dia 5/3. A outra medida foi a publicação nota pública com fortes críticas à decisão do governo norte-americano, que coloca em risco cerca de 100 mil empregos no setor siderúrgico, em todo o país.
Segundo o presidente do Sindicato, Silvio Campos “Essa medida de Trump levará milhares de famílias a perderem seu sustento aqui no Brasil. O Temer deveria ter a coragem de pressionar o governo americano, a mesma que teve para criar as medidas que atacam os trabalhadores e os sindicatos. Ele deveria levar para organismos internacionais, como a Organização Mundial do Comércio, toda a indiGnação com essa nova taxação”.
A nota publicada fala da enorme preocupação com as exportações brasileiras de aço e alumínio já que deverão diminuir a produção e, consequentemente, os postos de trabalho empregos no Brasil. A intenção é preservar milhares de empregos que serão perdidos na cadeia produtiva do setor e a cota de exportação.
Ressalta também sobre a importância do governo brasileiro buscar negociação com o governo americano, acionar a OMC (Organização Mundial do Comércio) visando à diminuição dos impactos da adoção da tarifa imposta pelos Estados Unidos.