MIME-Version: 1.0 Content-Location: file:///C:/D028922F/AVozdaCidade_nano.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="us-ascii" A Voz da Cidade

A Voz da Cidade

Palestra sobre nanotecnologia = reúne sindicalistas e trabalhadores da regi&ati= lde;o

VOLTA REDONDA - Cerca de 30 pessoas, entre sindicalistas e trabalhadores de setores diversos da cidade e região, participaram ontem à tarde da palestra sobre nanotecnologia. O event= o, realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, teve como palestrante a pesquisadora da Fu= ndacentro Arline Arcuri. No f= inal do evento houve exibição do filme O futuro é agora, segui= do de um debate com o especialista em nanotecnologia, Paulo Martins.

Segundo o presidente do Sindic= ato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Renato Soares, o objetivo do encontro foi esclarecer os trabalhadores sobre mudanças com a nova técnica. Durante a palestra, os participantes tiraram dúvidas sobre a nanotecnologia.

O encontro teve duração de mais de duas horas e envolveu todos os participant= es. A palestrante fez questão de frisar que é importante para os trabalhadores e sindicalistas saberem sobre a natureza da nanotecnologia e = os impactos que ela pode ter na vida e no trabalho das pessoas. A palestrante declarou ainda que a questão social vem à tona com a preocupação de que com a nanotecnologia p= ode vir também a exclusão da população de baixa ren= da. Nesse caso, essas pessoas não poderão usufruir dos benefícios e que poderão sofrer com os prejuízos de um forte impacto diante do avanço tecnológico, que promete facilitar, de um jeito ou outro, a vida da população com menos tempo, mão-de-obra e gastos em geral.

A pesquisadora falou tamb&eacu= te;m do desemprego que deverá ser criado já que haverá substituição dos produtos nanomodificado= s. Ela citou como exemplo a transferência da máquina de escrever = para o computador. A pesquisadora abordou ainda sobre os riscos para o futuro da humanidade da falta de controle social sobre os avanços da convergência de novas tecnologias e seus impactos sobre a saúde dos trabalhadores, a sociedade e o meio ambiente.