MIME-Version: 1.0 Content-Location: file:///C:/2688922F/nano.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="us-ascii" Sábado, 08 de março

Sábado, 0= 8 de março

 

Diário do= Vale

Sindicato promove palestra sobre nanotecnologia

Objetivo é esclarecer trabalhadores so= bre mudanças com a nova técnica

Volta Redonda

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense vai realizar na segunda-feira, às 14 horas, uma palestra sobre nanotecnologia, volta= da para sindicalistas e trabalhadores de todos os setores da região. O objetivo é explicar para os trabalhadores a natureza da nanotecnolog= ia e os impactos que ela pode ter na vida e no trabalho da populaçã= ;o.
Para o especialista em nanotecnologia Paulo Martins, a quest&atild= e;o social vem à tona com a preocupação de que junto com a nanotecnologia venham os “nano excluídos”, isto é= , a população de baixa renda que não possa usufruir dos be= nefícios e que apenas sobrem com os prejuízos de um impacto muito forte do avanço tecnológico, que promete facilitar a vida das pessoas = com menos gastos, menos tempo e menos mão de obra.
Em contrapartida vem o fantasma do desemprego, onde várias pessoas p= odem ficar nas ruas, pois não se precisará mais de um ou de outro serviço, substituído pelos novos produtos nanomodificados. É como aconteceu com a máquina de escrever, extinta com a vin= da do computador, ou nas grandes empresas, onde máquinas modernas que substituíram a mão de obra. Um exemplo de aplicaç&atil= de;o da tecnologia é o IPod nano, que difunde a idéia de que tudo que é nano é eficiente, de qualidade e traz somente conforto e modernidade ao consumidor= .

O que é a nanotecnologia

A nanotecnologia é um nome genérico para diversas técn= icas que envolvem a manipulação da matéria em tamanhos muito pequenos – um nanômetro equivale à milésima parte= de um milímetro, ou aproximadamente um centésimo da espessura de= um fio de cabelo. Todos os materiais convencionais, tais como metais, semicondutores, vidro, cerâmica ou polímeros, podem, em princípio, ser obtidos em dimensão de nano escala.
Os tipos de nanopartículas são mu= itos e incluem partículas inorgânicas ou orgânicas, cristalinas= ou amorfas (sem forma definida). As nanopartículas= pdem ser encontradas como partículas simples/individuais, agregadas, em pó ou dispersa em uma matriz, sob= re colóides, suspensões e emulsões, = nanofilmes ou nanocamadas.
Alguns produtos feitos com nanotecnologia já estão no mercado= e incluem: tecidos resistentes a manchas e que não amassam, raquetes e bolas de tênis, capeamento de vidros e aplicações anticorrosão a metais, filtros de proteção solar, material para proteção contra r= aios ultravioleta, tratamento tópico de herpes e fungos, nano-cola, capaz de unir qualquer material a um outro, p&oa= cute; antibactéria, diversas aplicaçõe= s na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passo, implantes ortopédicos, produtos para limpar materiais tóxicos, produtos cosméticos, sistemas de filtração do ar e da água e microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral.=
=